Vamos conhecer o nosso espaço físico?
Moinho de Água
Pretendemos que o nosso espaço, um moinho de água e o terreno envolvente, fomentem a criatividade, a autonomia, a curiosidade e uma profunda ligação com o mundo natural.
O nosso ambiente de aprendizagem ao ar livre oferece infinitas oportunidades para as crianças e as famílias explorarem, brincarem e aprenderem juntas, em ambiente familiar.
Pátio e Jardim
No nosso pátio podemos encontrar um pequeno telheiro, onde ficam as mesas exteriores, a churrasqueira e o forno a lenha, onde cozemos pão, maçãs, pizzas e outras preparos deliciosos.
Contamos ainda com a sombra das videiras e dos pés de kiwi que cobrem grande parte da zona envolvente do moinho.
No jardim, além das plantas e da relva que nos pica as solas dos pés, encontramos um pequeno lago, o lago da Branca de Neve e dos sete anões.
Horta e Pomar
Na horta cultivamos muitas coisas, quase sempre com a ajuda da Avó Guida, que é uma especialista do semear, do plantar e do colher. (E, tão bom, do cozinhar!).
Pontualmente, chamamos amigos da Tia Andreia ou familiares nossos para conhecermos coisas novas ou novas formas de as fazer.
Já semeámos e ou plantámos cenouras, alfaces e tomates de várias espécies, beringelas, courgettes, pepinos, ervilhas, favas, melancias, melões e meloas
Às vezes, cozinhamos sopa de legumes ou caldo verde com as coisas que colhemos e gostamos mesmo muito quando fazemos bolo de cenoura.
No nosso pomar colhemos laranjas, tangerinas, ameixas, romãs, pêssegos, peras, maçãs, castanhas e kunquats.
"Casa" dos Animais
No Moinho d'Aldeia o contacto com os animais é constante.
Além de todos os animais-surpresa com que vamos sendo presenteados diariamente, como as lesmas e os caracóis, as joaninhas e as libélulas, os gafanhotos e as vacas louras, os girinos e as rãs, os sapos, os robacos e até as cobras ou os licranços, convivemos ainda com as dóceis cabras - tens de conhecer o bode Baltasar: é uma simpatia! - patos, galinhas e coelhos.
Por qualquer sombra do Moinho d'Aldeia poderás ainda encontrar a Mia, a gata Pirata e, sempre por perto de nós, a Becas, a cadelinha mais doce e companheira que já conhecemos.
Bosque e Rio Jardim
O Bosque é um espaço com grandes árvores, com cerca de 30 anos, que acompanham as margens do Rio Jardim.
Aqui brincamos nos baloiços nas árvores construídos pelas crianças e pela Avó Guida, na cozinha de lama, no espaço para fogueiras e no rio Jardim. Este é sem dúvida o espaço preferido da maioria das crianças (e adultos!).
"Casinha das Bonecas"
Situada na antiga adega da casa do moleiro, este espaço começou a ser carinhosamente chamado pelas famílias de "Casinha das Bonecas", porque as suas dimensões e mobiliário trazem à memória dos mais graúdos inúmeras e agradáveis lembranças das suas infâncias e, claro, lembram uma casa de bonecas.
É um espaço geralmente ocupado quando não se verificam condições climatéricas que permitam a permanência no exterior. Com uma pequena cozinha, um quarto e uma casa de banho, é a casa do "faz de conta" e de várias atividades da vida prática.